Bom dia, Deus
Essa saudação parece bem interessante, não é mesmo? Mas, acaso ela é ou seria bem aceita por Deus? Vejamos.
Que saudações Deus usou ao aparecer para diversos servos seus no passado? Digo, na antiga dispensação da graça? Nenhuma. A não ser quando Ele apareceu a Gideão, veja:
“Então, o Anjo do Senhor lhe apareceu e lhe disse: O Senhor é contigo, homem valente.” Jz. 6:12.
Embora isso pareça uma saudação, não acho que seja, pois Gideão não respondeu a ela como seria de se esperar se ela fosse uma saudação, mas contestou ao anjo do Senhor, o qual era o próprio Deus, embora que na pessoa da Sua filial, o Filho. Pois disse:
“Respondeu-lhe Gideão: Ai, senhor meu! Se o Senhor é conosco, por que nos sobreveio tudo isto? E que é feito de todas as suas maravilhas que nossos pais nos contaram, dizendo: Não nos fez o Senhor subir do Egito? Porém, agora, o Senhor nos desamparou e nos entregou nas mãos dos midianitas.” Julz. 6:13.
O texto a seguir confirma a nossa assertiva de que era o próprio Senhor quem falava com Gideão, veja.
“Então, se virou O SENHOR para ele E DISSE: VAI NESSA TUA FORÇA E LIVRA ISRAEL DA MÃO DOS MIDIANITAS; PORVENTURA, NÃO TE ENVIEI EU?” Juízes 6:14.
Na nova dispensação da graça, Maria, a qual foi a genitora de Jesus, teve a visita de um anjo, o qual lhe saudou assim:
“No sexto mês, foi o anjo Gabriel enviado, da parte de Deus, para uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, a uma virgem desposada com certo homem da casa de Davi, cujo nome era José; a virgem chamava-se Maria. E, entrando o anjo aonde ela estava, disse: Alegra-te, muito favorecida! O SENHOR É CONTIGO. Ela, porém, ao ouvir esta palavra, perturbou-se muito e pôs-se a pensar no QUE SIGNIFICARIA ESTA SAUDAÇÃO.” Lucas 1:26-29.
Em outra ocasião na qual esse mesmo anjo apareceu a Zacarias, ele disse inicialmente quem ele era e o que aconteceria a Zacarias, que este teria um filho.
Entretanto, quando Jesus habitou entre os homens, Ele, após a Sua ressurreição, ao chegar no meio dos seus apóstolos e discípulos, os saudava assim: “paz seja convosco”. E quanto às saudações do apóstolo Paulo nas suas epístolas aos crentes, sugiro leitura do meu texto “A paz do Senhor”.
Hoje eu tenho visto saudações estranhas feitas por alguns que se têm como servos de Deus. Dentre elas, “bom dia, Espírito Santo”, e “bom dia, Deus”. Além de expressões também estranhas, do tipo, “entrego esta semana nas tuas mãos” ou “entrego este dia nas tuas mãos”. Desejar bom dia para Deus? É de rir. E entregar a ele aquilo que ele fez? Também.
Bem, sem querer polemizar, considero essas expressões vazias e de nenhuma importância. Porque, já que Jesus é o modelo de comportamento do cristão, e Paulo, o apóstolos dos gentios, então eles é que devem ser imitados. Aliás, Paulo disse “sede meus imitadores, como eu o sou de Cristo”.
Portanto, qualquer outro modo de saudação ou expressão correlativa, que se use e que não seja bíblica, deve ser rejeitada.
Caiapônia-Go, 06/02025
Oli Prestes
Missionário
oliprest
Enviado por oliprest em 06/01/2025