Textos

A hierarquia na igreja
Conforme se evidencia nas Sagradas Escrituras, há uma hierarquia estabelecida por Deus na Sua igreja.

Vamos ver em que textos podemos confirmar isso. Porque o próprio Jesus falou sobre isso e também a estabeleceu.

Primeiramente, dentre os seus primeiros discípulos, ele escolheu doze apóstolos. Em seguida, após a sua ascensão ao céu, os apóstolo propuseram que os discípulos mesmos escolhessem entre si sete diáconos para a distribuição de alimentos.

Posteriormente, o Seu Espírito Santo falou mais sobre isso, veja:

“A uns estabeleceu Deus na igreja, primeiramente, apóstolos; em segundo lugar, profetas; em terceiro lugar, mestres; depois, operadores de milagres; depois, dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas. Porventura, são todos apóstolos? Ou, todos profetas? São todos mestres? Ou, operadores de milagres? Têm todos dons de curar? Falam todos em outras línguas? Interpretam-nas todos?.” 1 Coríntios 12:28-30.

“E ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres.” Ef. 4:11.

No versículo seguinte o Espírito Santo diz o seguinte:

“...com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo, até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo, para que não mais sejamos como meninos, agitados de um lado para outro e levados ao redor por todo vento de doutrina, pela artimanha dos homens, pela astúcia com que induzem ao erro. Mas, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo, de quem todo o corpo, bem-ajustado e consolidado pelo auxílio de toda junta, segundo a justa cooperação de cada parte, efetua o seu próprio aumento para a edificação de si mesmo em amor. Efésios 4:12-16.

Como vemos nos textos acima, além de falar na ordem hierárquica, também fala sobre o objetivo de cada um, a saber, “a edificação do corpo de Cristo e o pleno conhecimento do Filho de Deus”. Ou seja, o corpo de Cristo, a Sua igreja, e o conhecimento de Deus, a obediência dos Seus mandamentos.

Mas, acaso as igrejas que se consideram de Deus têm essa hierarquia e os dons deixados pelo Espírito Santo para a igreja de Deus, e enumerados como a seguir?

“Porque a um é dada, mediante o Espírito, a palavra da sabedoria; e a outro, segundo o mesmo Espírito, a palavra do conhecimento; a outro, no mesmo Espírito, a fé; e a outro, no mesmo Espírito, dons de curar; a outro, operações de milagres; a outro, profecia; a outro, discernimento de espíritos; a um, variedade de línguas; e a outro, capacidade para interpretá-las.” 1 Co. 12:8-10.

Se elas não tem esses dons, então não são igrejas de Deus. Sugiro a leitura do meu texto “Qual a sua igreja?”.

Alguns líderes, devido não ter esses dons, justificam que eles eram para o tempo passado, e fogem pela tangente.

Portanto, enquanto o Espírito de Deus está na Terra, não deixe de fazer como diz Ele próprio. Busque os melhores dons, principalmente o de profetizar. Porque quem não tem o dom de profecias dado pelo Espírito Santo, pode ser usado pelo espírito mau para falar profetas.

Caiapônia-Go, 07/01/2025

Oli Prestes
Missionário
oliprest
Enviado por oliprest em 06/01/2025


Comentários


Imagem de cabeçalho: raneko/flickr