Como deve agir um pastor?
Jesus, pois, lhes afirmou de novo: Em verdade, em verdade vos digo: eu sou a porta das ovelhas. Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim, será salvo; entrará, e sairá, e achará pastagem. Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida pelas ovelhas.” João 10:7, 9 e 11.
Então o pastor deve prover pastagem para as ovelhas. Jesus falou disso no verso nove. “Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim, será salvo; entrará, e sairá, e achará pastagem”.
“Entrar por mim” significa guardar a sua lei, a qual o representa, já que ela é a verdade, a qual disse Ele ser. O pastor dá também a vida pelas ovelhas. A vida é outra referência aos mandamentos Dele. Pois o Espírito Santo diz por João “e sei que os seus mandamentos são a vida eterna”. João 12:50, u.parte.
“Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem a mim, assim como o Pai me conhece a mim, e eu conheço o Pai; e dou a minha vida pelas ovelhas.” João 10:14 e 15.
Pastagem é o alimento básico de ovelhas. E a base alimentar espiritual das ovelhas de Jesus é a lei Dele, a qual é o pão vindo do céu, para que todo aquele que o comer tenha a vida eterna.
Conhecer as ovelhas e delas ser conhecido, significa que as ovelhas guardam os mandamentos Dele, porque é assim que elas passam a conhecê-lo, e também de ser conhecidas Dele. Veja:
“Ora, sabemos que o temos conhecido por isto: se guardamos os seus mandamentos.” João 2:3.
“MAS AGORA QUE CONHECEIS A DEUS OU, ANTES, SENDO CONHECIDOS POR DEUS…”. Gl. 4:9.
“Aquele que diz: Eu o conheço e não guarda os seus mandamentos é mentiroso, e nele não está a verdade.” 1 Jo. 2:4.
Esse texto, além de denunciar o mentiroso, diz que os mandamentos estão em vigor. E eles são a verdade, como o autor deles.
Aceite o bom pastor, o qual tem o verdadeiro pasto para as ovelhas Dele. Quem dá ouvidos a sua voz, a qual é a Sua Lei, é Sua ovelha. Veja:
“As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem.” João 10:27.
Portanto, quem não guia as ovelhas para a pastagem, não é um bom pastor, mas um mercenário.
Caiapônia-Go, 11/01/2025
Oli Prestes
Missionário
oliprest
Enviado por oliprest em 10/01/2025