Como está o seu coração?
Através do exame de eletrocardiograma, hoje é possível saber como está o coração de alguém. Mas, e como saber se ele está bem espiritualmente?
O coração é um dos mais importantes órgãos do corpo humano, se não o mais importante. Porque é possível viver sem rim, sem olhos, sem ouvidos, sem braços e pernas e até com pouco cérebro, mas, sem coração, impossível. Mesmo que este seja mecânico.
Mas, já que o coração, segundo diz Deus na bíblia, tem consciência, e a ciência médica já postula esse raciocínio, então é preciso que ele esteja bem, até porque, na bem aventurança de Jesus, este disse que “bem aventurado os limpos de coração, pois eles verão a Deus”. Mt. 5:8.
O missivista aos hebreus também diz “tendo o coração purificado dos maus pensamentos”. Hb. 10:22.
Mas, isso não é tarefa para humanos, se bem que, tem que ter a participação dele, já que este não é um autômato, como um robô.
Assim, é preciso saber o que pode tornar um coração humano bom, segundo o conceito divino.
Isso é um processo, o qual começa com aquilo que Salomão disse: “Filho meu, dá-me o teu coração”. Também com outra coisa dita também por ele, a saber: “Filho meu, sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, pois dele procedem as saídas da vida”. Pv. 4:23.
Pois, como diz Deus por Salomão ainda:
“Filho meu, se o teu coração for sábio, alegrar-se-á também o meu; não tenha o teu coração inveja dos pecadores; antes, no temor do Senhor perseverarás todo dia. Ouve, filho meu, e sê sábio; GUIA RETAMENTE NO CAMINHO O TEU CORAÇÃO.” Pv. 23:15, 17 e 19.
Esse caminho dito aqui é a lei de Deus, conforme outro texto bíblico, veja.
“Ensina-me, Senhor, O TEU CAMINHO, e andarei na TUA VERDADE; dispõe-me o coração para só temer o teu nome.” Salmos 86:11.
Como já tenho mostrado nos meus textos, A Verdade de Deus é a Sua Lei. Veja.
“A tua palavra é a verdade desde o princípio.” Sl. 119:160, p.parte.
“A tua Lei é a Verdade.” Sl. 119:142, última parte.
Além disso, outra coisa que é de grande importância para quebrantar o coração e limpá-lo de coisas que o contamina é o que eu nomeio de “remédio amargo”. Isto é, o jejum, e este de mais de um dia. E isso com abstinência total como ensina Deus pela bíblia.
Assim, e só assim, o coração estará bem e produzirá louvor capaz de alegrar o coração de Deus, Jesus. Pois, já que Deus é espírito, este não tem coração, mas o Filho sim.
Portanto, sê sábio filho meu, e alegrar-se-á o meu coração. 23:15.
Guarulhos-Sp, 31/01/2023
Oli Prestes
Missionário
oliprest
Enviado por oliprest em 01/02/2025