Textos

Por que casar se ficar solteiro é melhor?
Qual a opinião do apóstolo Paulo sobre o casamento, que casemos ou não? Qual o objetivo nisso? Vejamos.

Tudo que é necessário para que o homem viva de modos a agradar a Deus tem sido deixado por Ele nas Sagradas Escrituras, inclusive sobre a união conjugal. Então vamos ver o que Ele diz sobre o tema.

Uma das coisas que mais incomoda os evangélicos e cristãos na sua vida é a união conjugal; bem como equilibrar a sua vida cristã, de conformidade com a vontade própria e a de Deus. E esta nem sempre tem sido de conformidade com Ele, já que a vontade da carne, de gerar filhos e de se satisfazer afetivamente, gera conflitos de interesses.

Sempre que alguém na esfera cristã quer se casar, toma como argumento o fato de um texto bíblico dizer que Deus falou que “não é bom que o homem estivesse só, e que, para isso, Ele lhe faria uma auxiliadora idônea. Portanto, deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e se unirá a sua mulher e será uma só carne”. Gn. 2:18 e 24.

E no texto onde diz isso, também diz como fez Deus a mulher de Adão, a qual lhe deu como companheira.

Bem, me parece que não é necessário dizer que Adão não questionou Deus sobre a aparência da mulher que Ele lhe deu, o que hoje é considerado muito relevante para quem quer se casar, já que escolhe o cônjuge primeiro pela aparência, simpatia  e condições psicossociais, depois pelas qualidades e habilidades do tal.

Aliás, Deus não deu opção de escolha para Adão, mas fez uma só mulher, para lhe servir de companheira. Também fê-la da própria carne e osso de Adão. Nisso há um significado importante, pois fê-la da própria carne do homem, e deu a ela um coração humano como humano era o coração do seu marido, embora que, como se tem percebido, a mulher tenha um coração voltado para a maternidade, a fim de gerar humanos para povoar a Terra.

No mesmo texto onde fala sobre a criação do primeiro casal de humanos, diz que Deus também criou os animais; entretanto, que não havia uma companheira para o homem. Assim, se entende que a companheira feita para o homem o foi da sua mesma natureza, não de outra, como a animal, como há quem opte na atualidade; muito menos do mesmo gênero, o qual é impossível para a procriação e reprodução humana, como também acontece hoje.

Milhares de anos depois, quando o próprio Deus conviveu com humanos aqui na Terra, Ele voltou a falar sobre a Sua criação, quando lhe foi questionado o motivo de Moisés ter dado carta de divórcio, para que um homem do povo escolhido como a primeira nação santa pudesse repudiar a sua companheira. Ele respondeu aos seus questionadores assim:

Então, respondeu ele: Não tendes lido que o Criador, desde o princípio, os fez homem e mulher e que disse: Por esta causa deixará o homem pai e mãe e se unirá a sua mulher, tornando-se os dois uma só carne? De modo que já não são mais dois, porém uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem. Replicaram-lhe: Por que mandou, então, Moisés dar carta de divórcio e repudiar? Respondeu-lhes Jesus: Por causa da dureza do vosso coração é que Moisés vos permitiu repudiar vossa mulher; entretanto, não foi assim desde o princípio.  Mt. 19:4-8.

Bem, já que a mulher se torna uma só carne com o seu companheiro, então é verdade também o que diz o Espírito Santo por Paulo, quando diz que a mulher casada está ligada à lei do marido enquanto ele viver. O que só será desfeita com a morte dele, quando então poderá casar com quem quiser. Veja:

A mulher está ligada enquanto vive o marido; contudo, se falecer o marido, fica livre para casar com quem quiser, mas somente no Senhor. 1 Coríntios 7:39.

Embora o matrimônio seja de origem divina, a festa do casamento não. Pois não se têm notícias sobre isso na bíblia. Nem mesmo entre os patriarcas bíblicos.

E como estamos vivendo um tempo considerado da graça, vejamos a opinião do apóstolo Paulo sobre o tema.

Com respeito às virgens, não tenho mandamento do Senhor; porém dou minha opinião, como tendo recebido do Senhor a misericórdia de ser fiel. Considero, por causa da angustiosa situação presente, ser bom para o homem permanecer assim como está. ESTÁS CASADO? NÃO PROCURES SEPARAR-TE. ESTÁS LIVRE DE MULHER? NÃO PROCURES CASAMENTO. Mas, se te casares, com isto não pecas; e também, se a virgem se casar, por isso não peca. Ainda assim, tais pessoas sofrerão angústia na carne, e eu quisera poupar-vos. Isto, porém, vos digo, irmãos: o tempo se abrevia; o que resta é que não só os casados sejam como se o não fossem; mas também os que choram, como se não chorassem; e os que se alegram, como se não se alegrassem; e os que compram, como se nada possuíssem; e os que se utilizam do mundo, como se dele não usassem; porque a aparência deste mundo passa. O que realmente eu quero é que estejais livres de preocupações. QUEM NÃO É CASADO CUIDA DAS COISAS DO SENHOR, DE COMO AGRADAR AO SENHOR; MAS O QUE SE CASOU CUIDA DAS COISAS DO MUNDO, DE COMO AGRADAR À ESPOSA, E ASSIM ESTÁ DIVIDIDO. Também A MULHER, TANTO a VIÚVA COMO a VIRGEM, CUIDA DAS COISAS DO SENHOR, PARA SER SANTA, assim NO CORPO COMO NO ESPÍRITO; A QUE SE CASOU, PORÉM, SE PREOCUPA COM AS COISAS DO MUNDO, DE COMO AGRADAR AO MARIDO. DIGO ISTO em favor dos vossos próprios interesses; não que eu pretenda enredar-vos, mas somente PARA O QUE É DECOROSO E VOS FACILITE O CONSAGRAR-VOS, DESIMPEDIDAMENTE, AO SENHOR. Entretanto, se alguém julga que trata sem decoro a sua filha, estando já a passar-lhe a flor da idade, e as circunstâncias o exigem, faça o que quiser. Não peca; que se casem. Todavia, o que está firme em seu coração, não tendo necessidade, mas domínio sobre o seu próprio arbítrio, e isto bem-firmado no seu ânimo, para conservar virgem a sua filha, bem fará. E, assim, QUEM CASA A SUA FILHA VIRGEM FAZ BEM; QUEM NÃO A CASA FAZ MELHOR. 1 Coríntios 7:25-38.

Esse texto é bastante esclarecedor sobre as uniões afetivas e conjugais, e que o que se poderia dizer sobre ele é que ele se aplica a comunidade cristã, não ao povo gentio, o qual rejeita os princípios divinos sobre o tema.

Entretanto, não é demais frisar que, quem não se submeter aqui aos princípios divinos, também não poderá ser selecionado para ser semente no mundo vindouro na Nova Terra, já que nela habitarão os justos. E como os princípios divinos são justos, aqueles que não se submeterem a esses princípios, também não poderão subsistir no juízo que Ele trará sobre toda a humanidade.

Mas não é porque quem não casa a sua filha virgem faz melhor do que quem a casa, que por isso ela poderá viver uma vida dissoluta de modo promíscuo, pois isso é prostituição. E diz o Espírito Santo que por causa da prostituição é bom que o homem se case e seja marido de uma só mulher.

Mas, hoje, mesmo no meio do povo de Deus e daqueles que são líderes do povo que se tem como Dele, existe flexibilização, tanto quanto à separação conjugal, quanto a ter mais de uma mulher. Além da união com o povo que não é de Deus, o que é condenável por Ele.

Não é demais dizer que a relação sem compromisso, ou seja, a fornicação, é reprovável por Deus, e que quem assim proceder não terá vida eterna.

Outra coisa que hoje já não acontece como foi instruído por Deus através de Moisés, é que os pais é que devem escolher marido e mulher para os filhos do povo santo. Dt. 7:3.

Portanto, se debruce sobre o cânon sagrado, e procure se ajustar aos princípios divinos e cristãos, a fim de corrigir o rumo que você possa estar indo, a fim de não errar o alvo. Porque o juíz de toda a Terra já definiu os princípios régios para os santos, e não há como relativizá-los.

Guarulhos-Sp, 29/03/2025

Oli Prestes
Missionário
oliprest
Enviado por oliprest em 29/03/2025


Comentários


Imagem de cabeçalho: raneko/flickr