Ame a sua carne
É possível que alguém odeie a sua carne? Como isso pode acontecer? O que diz Deus sobre isso? Vejamos.
Humanamente falando, seria natural que alguém não queira a companhia de alguém que lhe tenha feito mal. Entretanto, quando se está ligado por laço indissolúvel, não dá para deixar de ter a companhia do malfeitor. Foi o caso de Adão em relação a Eva. Julgo desnecessário tecer comentários sobre isso, já que os evangélicos sabem do que aconteceu com o primeiro casal.
Mas, seria natural viver em litígio com a sua companheira sem que ela lhe faça mal, senão bem?
Deus usou o apóstolo Paulo para falar sobre o tema e disse:
“Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela.” Efésios 5:25.
“Maridos, amai vossa esposa e não a trateis com amargura.” Colossenses 3:19.
Entretanto, isso ocorre rotineiramente não só no mundo, mas também no meio do povo que se tem como de Deus. E por que isso ocorre?
O Espírito Santo dá uma pista sobre isso, vejamos.
“DE ONDE PROCEDEM GUERRAS E CONTENDAS QUE HÁ ENTRE VÓS? De onde, SENÃO DOS PRAZERES QUE MILITAM NA VOSSA CARNE? VIVEIS A LUTAR E A FAZER GUERRAS.” Tiago 4:1 e 2.
E diz Deus que o casal se torna uma só carne, veja.
“Eis por que deixará o homem a seu pai e a sua mãe e se unirá à sua mulher, E SE TORNARÃO OS DOIS UMA SÓ CARNE.” Efésios 5:31.
E diz o que faz.
“Porque NINGUÉM JAMAIS ODIOU A PRÓPRIA CARNE; antes, a alimenta e dela cuida, como também Cristo o faz com a igreja.” Efésios 5:29.
Temos tomado conhecimento de quê homens tidos como cristãos e homens de Deus maltratam as suas companheiras e até as espancam. Isso é inadmissível.
Se os contenciosos não herdarão vida eterna, quanto mais quem maltrata aquela a quem foi dado o direito de ser co-herdeira das promessas de Deus.
“Se, porém, tu, que tens por sobrenome judeu, e repousas na lei, e te glorias em Deus; que conheces a sua vontade e aprovas as coisas excelentes, sendo instruído na lei; que estás persuadido de que és guia dos cegos, luz dos que se encontram em trevas, instrutor de ignorantes, mestre de crianças, tendo na lei a forma da sabedoria e da verdade; tu, pois, que ensinas a outrem, não te ensinas a ti mesmo? Romanos 2:17-21.
Portanto, varões, quebrantem as vossas próprias carnes e não deis lugar ao diabo, a fim de que o evangelho de Cristo não seja blasfemado.
Guarulhos SP, 13/07/2025
Oli Prestes
Missionário
oliprest
Enviado por oliprest em 13/07/2025