Nenhuma mentira procede da verdade
Na multidão de “igrejas” ou grupos religiosos, há reivindicação para si de autenticidade e veracidade. Como saber quem merece crédito nesse aspecto?
Como Jesus advertiu, muitos viriam dizendo eu sou o Cristo, e enganariam a muitos. Então é crucial que se vigie, a fim de não ser enganado.
Entre as muitas coisas ditas por Jesus, uma é que “Nenhuma mentira procede da verdade”. Mas, o problema é quando a pessoa não sabe o que é ela. Porque se fala muito como verdade o fato de estar sendo sincero. Ou seja, dizem “eu estou falando a verdade”, quando o tal está apenas sendo sincero no que está falando.
Porque “A Verdade” é um dos nomes da Lei ou mandamentos de Deus, dentre dezessete nomes.
Então o provérbio que diz que “Quem fala a verdade não merece castigo”, é mal empregado, se quer dizer que quem é sincero no que diz não merece castigo.
Outrossim, já que nenhuma mentira procede da verdade, precisarmos saber se aqueles que vêm anunciando uma mensagem que afirma que pode conceder vida eterna, observam a verdade, a qual é a lei de Deus. Salmo 119:142, última parte.
Isso se faz necessário porque o Espírito Santo diz por João, que muitos falsos cristos e anticristo têm saído pelo mundo, dizendo-se autênticos, mas são falsos, já que não são cristãos ou seguidores de Cristo, que é a palavra de Deus, ou a Sua lei, o que os tais não promovem ou até rejeitam.
Portanto, como manda o Espírito Santo, “fale cada um a verdade com o seu próximo, e não engane o seu irmão”. Ou seja, fale da lei de Deus, e não furte a palavra de Deus do seu irmão.
Guarulhos-Sp, 22/08/2025
Oli Prestes
Missionário
oliprest
Enviado por oliprest em 23/08/2025