Textos

Todos… menos o homem
Será que seres inanimados são capazes de ouvir? E será que eles têm capacidade de obedecer um comando? Vejamos.

Existem relatos muito interessantes sobre animais e até imateriais que obedeceram ordens de homens.

Foi o caso da ordem que Josué deu ao Sol e à Lua para que parassem, e eles assim fizeram. Também o caso do profeta Elias que ordenou que não chovesse sobre a terra por três anos e meio, e isso aconteceu.

Ora, se seres inanimados podem obedecer a humanos, quanto mais a voz de Deus. E sobre isso temos vários registros bíblicos. Um grande peixe obedeceu a ordem de Deus e engoliu ao profeta Jonas e depois o vomitou também. Uma jumenta falou com voz humana ao profeta Balaão, o vento obedeceu a uma ordem de Jesus e parou. Corvos levavam comida para Elias na beira de um ribeiro. Enfim, são muitos casos de obediência de seres vivos e não vivos obedecendo ao humano e a Deus.

Entretanto, apesar do cuidado de Deus para com aquele que Ele fez à Sua imagem e semelhança, e para bem deste, o ser humano é rebelde e não quer se submeter às ordens do criador. Pois este promete vida sem fim, paz, segurança, proteção, saúde, bens materiais, etc, mediante obediência aos seus mandamentos e preceitos. E diz, “quem vos fará mal se fordes zelosos ‘do bem’?”. O bem é um adjetivo da lei de Deus, não bons feitos ou coisas boas que alguém possa fazer.

Já que o ser humano é o único com capacidade cognitiva, intelecto, é para este que Deus deixou muitas instruções para que este viva bem e eternamente.

Portanto, busque as instruções de Deus e não seja rebelde, já que só assim você será amado Dele. Pois Ele diz que “ama os que LHE amam”. E amar a Deus é obedecer os mandamentos Dele. João 14:15.

São Paulo-Sp, 05/02/2026

Oli Prestes
Missionário
oliprest
Enviado por oliprest em 05/02/2026


Comentários


Imagem de cabeçalho: raneko/flickr