Textos

Não julgue a obra pelo autor
Julgar uma obra pelo seu autor, é como quem julga um produto pela sua embalagem. E isso é mais comum do que muitos possam imaginar. Senão vejamos.

Muitos produtos têm tido grande vendagem devido a sua embalagem bem elaborada, com bonitas imagens nela. Do mesmo modo, um livro pode obter boa aceitação se ele tiver um título chamativo e grande campanha promocional. Assim, alguns livros que não tinham grande valor, obtiveram boa aceitação do público, enquanto obras que eram de grande valia, obtiveram pouca aceitação devido não terem tido boa campanha promocional de lançamento.

Também, se o autor já é conhecido do público alvo, uma obra sua de pouca valia literária pode obter sucesso por causa da fama do autor.

Devido a informação bíblica de que Salomão prevaricou contra Deus, ou porque teve muitas mulheres, há quem considere que ele não merece crédito. Entretanto, é preciso ponderar que os seus textos não são instruções vindas dele mesmo, mas daquele que o inspirou para compô-los.  

Outrossim é preciso ponderar também, que Deus escolheu as coisas loucas do mundo para confundir as que são. I Co. 1:27. Com a facilidade de realizar vídeos curtos, é possível se ver na mídia pessoas sem valor manifestando coisas admiráveis sobre Deus. Eu já vi um morador de rua deitado no chão na Av. São João em São Paulo, lendo a bíblia para algumas pessoas em seu redor, e interpretando-a para eles, inclusive eu, que ia passando e fui atraído pelo ato.

É comum ouvirmos no meio religioso, que Deus usa quem quer e como Ele quer. Embora isso possa acontecer, Deus quer que aqueles que foram chamados para cumprir determinada função para Ele em benefício de outros, seja sem escândalo e dê bom testemunho, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem a Deus por meio delas. Por isso diz um texto bíblico “aparte-se da injustiça (transgressão dos mandamentos de Deus) todo aquele que professa o nome do Senhor.” II Timóteo 2:19.

Deus poderia ter omitido os registros sobre os erros de homens que foram grandes servos Dele, como Davi e Salomão. Entretanto, o fez para mostrar que eles também erraram, embora um tenha se arrependido e humilhado perante Ele, enquanto outro, como Saul, o segundo rei de Israel, não.

Portanto, ainda hoje pode acontecer isso. Pessoas que foram usadas ou têm sido usadas para manifestar informações de Deus e até dons Dele, embora não pareçam ser santo do pondo de vista comportamental. A bíblia é o livro com as revelações e instruções de Deus. Os homens são vasos pelos quais Ele opera. Uns santos, outros não. O juiz é o Senhor. "Ora, além disso, o que se requer dos despenseiros é que cada um deles seja encontrado fiel". I Coríntios 4:2.

Guarulhos-Sp, 20/07/2026

Oli Prestes
Missionário
oliprest
Enviado por oliprest em 20/07/2026
Alterado em 20/07/2026


Comentários


Imagem de cabeçalho: raneko/flickr